Análise tática Figueirense x Grêmio. No sufoco


Parecia jogo de compadres, Figueirense e Grêmio fizeram uma partida fraca, digna de um futebol de segunda ou terceira divisão, com todo respeito as divisões inferiores.
Grêmio entrou para não perder, bom momento no jogo apenas quando o Figueira cansou. Figueira com volume porém pecou nas finalizações.

Jorginho ex-auxiliar de Dunga pôs sua equipe no 4-4-2 em losango, com dois meias cumprindo função de volantes “box-to-box” ou área-a-área.

Julinho bom entendedor tático usou de diversos esquemas em campo. Começou no 4-2-3-1 com variação no 4-4-1-1 e 4-3-2-1. Muitos esquemas o tricolor acaba ficando sem nenhum. Quem sabe é muita informação para os boleiros.



Figueira procurou bem os flancos com Bruno ex-meia do Juventude transformado em lateral foi forte no apoio. Julinho com mais qualidade pouco aventurou-se. Bruno tinha facilidade por jogar as costas de Escudero e Rockemback que fazia de segundo volante. Gilberto Silva cobriu bem meia direita e Juninho pouco apareceu.

Escudero este que fazia função de meia-extremo na esquerda mas voltava para compor meio campo. Ficou perdido em campo pois foi envolvido pela boa trama catarinense.

Para tentar impedir avanços dos laterais Escudero e Leandro voltavam para acompanhar os laterais. Leandro de intensa movimentação mas muito cai-cai ficou abaixo das espectativas.

Enquanto o figueira marcava com Rhayner e Aloisio a saida de bola tricolor para a transição ofensiva-defensiva ocorrer com mais calma. O Grêmio marcava com todos jogadores atrás da linha do meio campo.

Dependente de Douglas o tricolor errava passes. Tentava trocar passes rápidos em que logo perdiam a posso da bola. Com mais calma Figueirense tinha bom toque de bola, ficou dependendo dos fracos Aloisio e Rhayner.

Falta retenção de bola ao tricolor, a bola não fica no ataque. André Lima e Leandro complicaram. Douglas em noite apagada e Escudero perdido em campo. Laterais não apoiam, não sei se é indicação de Julinho, não há passagem parecem dois postes.

Inicio de segundo tempo e já pode-se notar que Leandro passou ao lado esquerdo para evitar subidas de Bruno. Escudero um meia-ala e Douglas mais a direita. Gilberto Silva passou a jogar na esquerda e Rocka na direita. Um 4-3-2-1 mas com Escudero fazendo passagens.

Pouco adiantou as mudanças do tricolor. Figueira continuou melhor e ainda intensificou os ataques, mais posse de bola, menor erro de passes. Pressão catarinense.

Visível Grêmio torto para esquerda, Figueira começou a jogar com Julinho na esquerda, lado direito de defesa tricolor.



Mudança sai Escudero e Leandro para ingresso de Lúcio e Miralles. Logo aos 8 minutos.

Julinho com as mudanças adotou o famoso losango de Renato, Lucio no meio com aopio de Collaço na esquerda. Miralles atuou como atacante.

Mudanças no Figueirense sai Aloisio e Fernandes entra Wellingoton e Elias. Nada mudou agora duas equipes no losango.

Demorou mas o Grêmio equilibrou a partida, isto aos 20 minutos. Creio que a entrada de Elias ainda fora de forma ajudou. Lúcio ajudou a desafogar meio campo, Miralles e André Lima em noite de fraca exibição para esquecer.

Douglas não era Douglas, Gabriel não era Gabriel e o Grêmio não era o Grêmio. Complicou tudo.

Figueirense ainda com bom toque de bola e no chão, sem lançamentos longos.

Mudanças na fraca partida. Por parte catarinense sai Rhayner de fraca atuação entra Heber. Tricolor sai Douglas vaiado entra Marquinhos, vaiado por ser ex jogador do Avai. Aos 30 minutos e 38 minutos.



PENALTI! O Figueira conseguiu um penalti. Elias cobra e Marcelo Grohe pega decretando empate tricolor. Inacreditável empolgação do banco gaúcho por conseguir um empate no Orlando Escarpelli.




This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar