Brasil vai do 4-3-3 ao (quase) 4-2-4 contra Gana

Texto de Eduardo Cecconi do blog Tabuleiro do GE.com



Mano Menezes bem que tentou fazer o que todos os brasileiros gostam, e exigem, de uma equipe – seja ela a Seleção ou o time do coração: definiu Ganso como o articulador central, o organizador encarregado pelas transições ofensivas, referência para receber o primeiro passe dos zagueiros, laterais ou volantes. Enfim, o camisa 10 (embora vestisse a 8, deixando o número mítico para Ronaldinho). Mas o meia santista lesionou-se, entrou Elias, e o 4-5-1 com três meias ofensivos e Ganso centralizado (ou 4-2-3-1) precisou ser desfeito no amistoso desta segunda-feira à tarde, contra Gana, na Inglaterra.
Sem Ganso, Mano Menezes, alterou a estrutura tática para o 4-3-3 com triângulo de base alta no meio-campo. No 4-2-3-1 anterior, Lucas e Fernandinho estavam alinhados na faixa defensiva, com Ganso à frente, Ronaldinho e Neymar pelos lados. Com Elias, entretanto, Lucas centralizou como primeiro volante, tendo um ou dois passos adiante Fernandinho à direita, e Elias à esquerda, formando um trio anterior ao ataque agora configurado pela presença de Neymar e Ronaldinho como ‘pontas’.
A principal característica deste meio-campo é bastante europeia, e conta com José Mourinho como a principal referência: não há um articulador central. Pelo contrário. Utilizam-se três apoiadores, jogadores mais combativos e menos criativos, com posicionamentos muito fechados – o triângulo joga compacto, central – para fortalecer a proteção dos zagueiros, proporcionar cobertura aos laterais, e liberar os atacantes das atribuições mais ‘sujas’ da marcação. Mano Menezes fizera o mesmo no empate com a Holanda, em amistoso recente – com Ramires e Elano à frente de Lucas, e Robinho no lugar de R10.
Para os brasileiros isso é uma quebra de paradigma. Não soa lógico um time de futebol sem ‘camisa 10′, sem o jogador que atrai todas as atenções da equipe, para onde a primeira bola vai, e de onde a segunda bola parte com genialidade. É um estilo, uma escola, uma filosofia de futebol impregnada em nossa observação. Mas o conceito do 4-3-3 com triângulo fechado, composto por apoiadores e de articulação descentralizada, é moderno, e não menos vencedor – Mourinho, e depois Ancelotti e Villas-Boas, tornou o Chelsea referência neste modelo.
Sempre que o Brasil optar pelo 4-3-3 sem camisa 10, a articulação não partirá de um único jogador. As transições são coletivas, é o time quem cria, e não apenas um jogador específico. São os laterais, os apoiadores e os atacantes trocando passes curtos, jogando próximos, e movimentando-se para oferecer opções. O primeiro gol é um exemplo clássico da estratégia aplicada ao 4-3-3 de articulação descentralizada: assistência vertical pelo chão de Fernandinho diretamente para Leandro Damião. Com Ganso em campo, Fernandinho não jogaria a bola em Damião. O passe seria para o ‘camisa 10′, e ele seria o responsável pela distribuição, uma espécie de ‘intermediário’ entre sistema defensivo e atacantes.
Nesta análise não há carga opinativa. Não há lançamento de algum ‘juízo de valor’, se o melhor é preservar o paradigma brasileiro que exige um organizador central, ou se o melhor é transformar a articulação em um movimento coletivo, como neste 4-3-3 europeu de Mourinho. Tudo pode dar certo, ou errado, conforme os jogadores disponíveis.
No segundo tempo, com um jogador a mais – o lateral esquerdo Opare foi expulso ainda na etapa inicial – Mano Menezes ousou sobre o ’4-4-1′ em duas linhas britânicas de Gana. Saiu Fernandinho, entrou Hulk, e o retorno do 4-2-3-1 teve a cara do antigo 4-2-4, com Neymar partindo do centro para ‘espetar’ o posicionamento ofensivo com Damião, mais Hulk e Ronaldinho pelos lados, conforme o diagrama tático abaixo:
Apesar do quarteto ofensivo praticamente alinhado, com posicionamento agressivo, muitas inversões, passagens, aproximação dos laterais, o Brasil não conseguiu concluir com qualidade – embora tenha criado boas infiltrações – e o placar permaneceu igual. Gana, por vezes, defendeu-se com linha de cinco jogadores – aprofundando um volante entre os zagueiros – mais três jogadores à frente, saindo do 4-4-1 para uma espécie de 5-3-1, sem transição ofensiva, o que dificultou a proposta ofensiva de Mano – bloqueando espaços com o habitual vigor físico.
No Twitter: @eduardocecconi

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar