Vasco, Goleada, liderança e um esquema hibrido

Nada explica uma goleada. Além de tudo foi uma vitoria convincente, vitoria de líder ou que dormiu líder. Mesmo sem seu comandante Ricardo Gomes, o trem da colina parece não ter freio, bom plantel e sorte que acompanha os campeões.

Vasco que mantém 4-3-2-1 com variação para 4-3-3, ambos com tripé de volantes bem definidos e de intensa marcação. Variação pode acontecer por Diego Souza winger na esquerda e Eder Luis winger na direita, por eles passa o 4-3-3 com velocidade, trocam de posições, aproximação e qualidade nos movimentos ofensivos.

Sem posse da bola, Eder Luis e Diego Souza voltavam para compor meio campo, esquema ficando assim em um 4-1-4-1, intensa marcação por parte dos volantes e wingers cercando saída de bola. Vasco inibiu principal jogada do Grêmio. Jogar pelos flancos com Mario e Julio Cesar. Diego Souza e Eder Luis jogaram em cima de laterais que marcavam ou abriam uma avenida.



O time da colina jogou e não deixou jogar, Diego Souza e Eder Luis influenciaram positivamente na partida. Ora foram atacantes de movimentação pelos flancos ora meias extremos de velocidade e infiltração. Independente da posição jogaram batendo sempre com laterais do Grêmio, ou as costas ou do combate frente à frente.

Vasco apresentou um esquema definido e bem executado com linhas compactas quando sem bola, aproximação, transições e troca de posição, marcação e entrega de todos. Quando atacado encaixou bons contra-ataques, movimentos ofensivos com qualidade e velocidade sem pressa. Futebol é continuidade e sem invenções de mudanças de esquema para cada partida, sem mantêm o que já vem dando certo.

Vasco apresentou sistema de transição perfeito em que defesa-ataque e ataque-defesa funcionaram perfeitamente. Ocuparam espaços dificultando criação de jogadas do Grêmio e encaixando marcação. Souberam aproveitar posse da bola e trabalhar com bola e sem bola.

Um time não começa do ataque, saber defender também é uma arte. Jumar foi lateral base, liberou mais passagens de Fagner. Renato Silva zagueiro pela esquerda e Dedé pela direita foram perfeitos. Fagner tem qualidade no apoio, faz passagens e é outra opção de ataque pelo flanco direito.

Tripé de volantes. Rômulo na primeira função, Eduardo Costa que é primeiro volante joga de segundo na direita para dar mais liberdade aos wingers laterais. Felipe Bastos joga pela esquerda na segunda função do meio, tem maior qualidade no passe e desprende-se mais para jogar e apoiar.

Diego Souza e Eder Luis. Dupla que se completa, Diego Souza na qualidade do arremate, passa, lançamento e drible. Eder Luis para velocidade, infiltração e drible. Juntos atordoam qualquer defesa. Eder achou sua posição e ficou mais adequado á ela, Diego oscila muito apesar de ter qualidade.

Elton é o homem de referencia, até o prefiro no lugar de Alecsandro que já admitiu jogar no erro dos zagueiros.


This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar