Análise tática Internacional x Corinthians – 1x1 Ruim para ambos

Jogo que vem se tornando um clássico do futebol brasileiro, vem tomando grandes proporções a partir de 2005 com a decisão do titulo em uma partida no Pacaembu, naquele jogo o Corinthians foi beneficiado pela arbitragem.

 Neste empate o Inter não deixou de ganhar, pois o Corinthians se defendeu muito bem e especulou contra-ataques. Mesmo com um jogador a mais o Inter não soube aproveitar ou criar chances de gol, já o Corinthians em um lance de bola parada aos 43 minutos do segundo tempo chegou ao empate com Alex. No momento do gol não sei quem ficou mais encabulado, Alex que fez historia no Inter ou Muriel que errou em formar barreira.

Jogo de times espelhados em seus esquemas, 4-2-3-1, com ambos os times procurando o ataque e sem medo de errar. Boa partida no estádio Beira Rio inicia com Corinthians melhor, mas com o Inter equilibrando logo em seguida.

No 4-2-3-1 de Tite: Alessandro tem maior liberdade na direita, Fabio Santos guarda posição. Ralf é primeiro volante que “carrega o piano” e Paulinho se aventura ao ataque. Quarteto ofensivo com Danilo à esquerda com liberdade de movimentos, Alex centralizado, mas sempre com movimentos para esquerda e William na direita procurando o centro e fazendo dobradinha com Alessandro à frente Liédson.

 
Dorival apostando em ataque de todos. Moledo sai da área para cobrir o Nei. Arriscadíssimo. Ele que tem saído no Danilo. Nei e Kléber atacam por vezem simultaneamente. Guiñazu é primeiro volante que guarda posição e Bolatti tem maior liberdade chegando a frente e com qualidade, pifou Jô em dois lances. D’Alessandro foi enganche do time, organizou movimentos ofensivos por todos os lados. Andrezinho e Oscar trocavam de posições e procuravam sempre estar na área. Jô foi o centro avante, perdeu dois gols.

Inter com bola adianta suas linhas e com jogadores invertendo posições, entrando na área. Sempre criando opções de passes à frente. Sempre havia “buracos” para contra-ataques, porem com zagueiros velozes a recuperação era imediato. Dorival armou o time ofensivo com movimentação, inversões, compensações. Tudo buscando o gol.

Corinthians se perdeu na marcação sobre os wingers corados, Andrezinho e Oscar inverteram posições e confundiu marcação. Mesmo com dificuldade para marcar Corinthians não abdicou de atacar, tinha posse de bola, mas não objetivamente.

Para piorar situação do Corinthians, Alessandro, foi expulso ainda no primeiro tempo por carrinho criminoso em Andrezinho. Corinthians acabou primeiro tempo em um 4-1-3-1.

Primeiro tempo praticamente tudo igual. Vantagem do Inter está nas finalizações - 6 a 2, embora não tenha aberto o placar. De resto, equilíbrio. Inter com 51% de posse, 123 passes - 11 errados e 17 desarmes; Corinthians com 49% de posse, 118 passes - 11 errados - e 17 desarmes.

Segundo tempo

Mudanças em ambos os times no intervalo de jogo. Tite foi forçado após expulsão de Alessandro. Pôs em campo Weldinho no lugar de William que esteve apagado em campo. Coringão no 4-4-1 em duas linhas de quatro e apenas Liédson à frente. Na segunda linha, o meio, Alex na direita, Danilo na esquerda.

Dorival com um homem a mais em campo, sacou Bolatti e pôs João Paulo. Argentino vinha bem em campo, foi quem propiciou melhores chances ao Inter. Com modificação Andrezinho passou a ser o segundo volante ao lado de Guiñazu. Joao Paulo jogou aberto como winger na esquerda.

 
Com substituição Inter foi para dentro do Corinthians procurando a vitoria a todo custo. Corinthians se defendeu como pode, jogando apenas em contra-ataques e marcando muito bem setor ofensivo do Inter. Por incrível que pareça, Danilo e Alex marcaram.

Gol apenas em bola parada com Nei, uma bela cabeçada sem chances para Julio Cesar.

Aos 20 minutos substituição em ambos os times. No Inter sai Oscar que pouco contribuiu para entrada de Ilsinho, agora sim um Winger com intuito de ir para cima da marcação. Esquema se mantem no 4-2-3-1.

No Corinthians sai Liédson para entrada de Jorge Henrique. Esquema se mantém no 4-4-1, porem com Alex de “centroavante”, Danilo na direita e Jorge Henrique na esquerda, ambos os wingers de pés invertidos, sempre procurando o centro da área.

 
Sem homem de referencia o Corinthians penou em lances de ataque, dependeu em lances de individualidade. Inter manteve partida dominada, porém com menor ritmo, notou-se que pisou no freio.

Ultimas substituições se deram aos 33 minutos. Pela parte colorada saiu Andrezinho e entrou Tinga, setor de meio reforçado. Esquema se mantém, porém com melhor marcação, Dorival querendo preservar resultado.

No Corinthians saiu Danilo e entrou Edenílson. Assim Jorge Henrique passou a jogar pela esquerda e Edenílson na direita. Intenção de Tite foi de reforçar marcação no setor direito de defesa e conseqüentemente ataque esquerdo do Inter com João Paulo e Kleber. Edenílson teve maior contribuição defensiva.


Com estas mudanças o jogo pouco se alterou. Inter se manteve com posse de bola e Corinthians tentando especular algo. SURPRESA! Aos 43 minutos do segundo tempo. D’Alessandro é expulso após falta em Alex. Este mesmo Alex que cobrou. Tinha intenção de cruzar na área, porém Tite pediu o chute em gol. Tite estava certo, chute forte de Alex no canto e empate do Corinthians no final. Não vou culpar Muriel, creio que ele não esperava o chute de longa distancia.

Assim termina uma bela partida. Para ambos os clubes resultado foi horrível, Inter vê a cada rodada Libertadores mais distante e Corinthians perdeu liderança para o Vasco. Inter não soube ganhar quando estava com um jogador a mais, Corinthians soube se defender enquanto esteve em desvantagem numérica.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

1 Response to Análise tática Internacional x Corinthians – 1x1 Ruim para ambos

  1. Jotacê says:

    É difícil não colocar a culpa em ninguém pelo gol de empate do Corinthians. Na verdade os dois gols foram 'achados'.

    Eu não diria falha, mas ingenuidade do Muriel colocar 2 na barreira com o Corinthians tendo bom cobrador de falta àquela distância. Méritos pro belo chute do Alex.

    Boa análise e ótimo blog, ainda não conhecia.

Leave a Reply

Compartilhar