Análise tática Fluminense x Grêmio, eletrizante 5x4


Jogo no Engenhão para ficar na memória dos torcedores. Fluminense precisando da vitoria para brigar por titulo. Grêmio apenas como turista, não almeja mais nada neste campeonato brasileiro. Não foi um grande jogo taticamente, times foram indisciplinados. Infelizmente o arbitro influenciou no resultado, esta na hora de profissionalizar a arbitragem brasileira.

Fluminense em esquema hibrido partindo do 4-2-3-1 para 4-2-2-2, devido a movimentação de Rafael Sóbis. Laterais do Flu apoiaram simultaneamente durante a partida. Volantes jogaram alinhados e não encontraram o meio de campo do tricolor gaucho. Marquinho, Deco e Sóbis foram jogadores de segundo tempo.

Celso Roth insiste no 4-2-3-1. Grêmio desfalcado em três posições. Três foram às adaptações do técnico para manter o esquema. Gilberto Silva segue como zagueiro, levou um baile. Gabriel lateral direito de origem, jogou na lateral esquerda. Lúcio lateral esquerdo de origem atuou como winger na esquerda – é bem verdade que não joga de lateral faz tempo – fazendo dobradinha com Gabriel.

Tricolores no 4-2-3-1, diferencial para marcação gaucha.

O tricolor gaúcho começou e melhor e comendo pelas beiradas. Tocou a bola, procurou os espaços e marcou o tricolor carioca. Marquinhos e Lúcio marcavam os laterais do Flu (Carlinhos e Mariano) assim anulando a principal jogada do adversário. Gol do Grêmio saiu no erro de Diego Cavallieri, mas se alguém merecia o gol este seria o Grêmio.

Após o gol. Grêmio recuou a deixou o Fluminense chegar. Os gaúchos aproximaram suas linhas, porém para trás e perto do gol de Victor. O gol era questão de tempo. Em bola parada, Fred desviou e empatou tudo, parecia que o Flu tomaria as rédeas da partida.

O esperado não aconteceu. Novamente o Grêmio voltou a jogar bem. Trocando passes, laterais passando e sendo opção de passe, marcação encaixou. Volantes do Fluminense não encontraram Marquinhos, Lúcio e Douglas. Diguinho pouco marcava, Valencia ficou sobrecarregado.

Com três marcações individuais o Grêmio segurou os cariocas no primeiro tempo. Gilberto Silva em Fred (este o seguindo em todo campo), Marquinhos em Carlinhos e Lúcio em Mariano (marcação em ambos era da linha do meio campo para trás).

Sóbis foi quem comandou a variação tática. Partia da esquerda para o centro auxiliando Fred. Intuito de Abel era Marquinho e Sóbis infiltrarem e abrir corredor para os laterais.

Fluminense teve posse de bola em todo primeiro tempo, porém não conseguiu a transformar em superioridade. Deco e Marquinho estavam bem marcados. Dobradinhas pelos flancos, Mario e Marquinhos na direita, Gabriel e Lúcio na esquerda. Lado direito de ataque gaúcho foi mais forte.

Dois erros fecharam o primeiro tempo. Pênalti não marcado a favor do tricolor gaúcho. Falta inexistente em Lúcio botou o Grêmio em vantagem no final do primeiro tempo.

Segundo Tempo

Fluminense percebeu que a gauchada não estava para brincadeira. Parece que Abel deu um choque no time, botou os dedos no 220v, todos voltaram ligados. Este jogo seria a diferença entre brigar por vaga na Libertadores e brigar por titulo.

Deco finalmente entrou na partida. Lançamento primoroso para Fred – infelizmente novo erro de arbitragem, Fred estava em posição irregular, mas o lance seguiu – e o goleador guardou. 2x2 e tudo igual.

Com maior liberdade para o maestro Deco criar, o Fluminense passou a tomar conta da partida, desta vez atacando com organização. E, assim, o resultado não demorou a aparecer. Rafael Sóbis recebeu a bola fora da grande área, ajeitou e chutou forte. A bola entrou no canto direito do goleiro de Victor, aos 16 minutos, decretando a virada do Tricolor carioca.

Gol da virada carioca foi em contra-ataque. Para um time que joga fora de casa, é inaceitável levar gol de contra-ataque. Gilberto Silva foi driblado duas vezes e sacramentou sua saída da partida.

Substituição no tricolor. Gilberto Silva saiu para entrada de Saimon. Foi seis por meia dúzia, pois Gilberto e Saimon não virão à cor da bola. Ataque do Fluminense no segundo tempo atordoou a zaga tricolor. Marquinhos extenuado deu lugar a Leandro. Esquema se manteve no 4-2-3-1, porém mais incisivo pela direita.


Leandro que recém entrou na partida importunou a defesa carioca, sempre se movimentando e abrindo espaços.

Após gol da virada era esperado um Fluminense dominador e sem chances para o erro. Porém não foi bem assim, o Grêmio não se dava por vencido. O Flu ainda ajudou com um erro primordial - nunca atravessar uma bola em frente da área - resultado? O Grêmio alcançou a virada em dois minutos. Aos 29, Brandão empatou de cabeça. Aos 30, Adilson acertou lindo chute de fora da área e marcou o quarto. O tricolor gaúcho aproveitou os incríveis erros de passe e espaços deixados pelo Fluminense na marcação.

Sem tempo para respirar e aproveitar o gosto da virada. Pênalti claro para o Fluminense. Fred cobrou e marcou seu terceiro gol na partida. Com empate aos 33 minutos e jogando em casa a vitoria parecia perto, mas erros seriam inadmissíveis.

Abel mudou. Saíram Marquinho e Sóbis. Entraram Rafael Moura e Matheus Carvalho. Era tudo ou nada. Esquema passou do 4-2-3-1/4-2-2-2 para um 4-3-3 com triangulo de base baixa no meio. Matheus Carvalho jogou do lado esquerdo de ataque e voltando para compor o meio campo. Rafael Moura foi atacante mais próximo da área pela direita.

Para quem joga fora de casa. Faz quatro gols. É incompreensível levar cinco gols, ainda mais em contra-ataques. Erros de arbitragem? Sim! Mas a gangorra foi para ambos os lados. Esta partida explica um pouco o porquê do Grêmio estar na posição que está. Os autos e baixos em uma partida, não saber administrar uma vitoria e erros infantis.

Alterações surtiram efeito. Fred em uma “pucheta” sacramentou a vitoria incrível do Fluminense. 5x4 eletrizante.

Para manter a emoção até o fim da partida, o Grêmio - que perdeu Brandão, expulso - ainda acertou uma bola no travessão, com Douglas. Fred, em noite inspirada, esteve perto do seu quinto gol, mas também concluiu no poste.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar