Análise tática Fluminense x Vasco. Vitória cruzmaltina da vida ao campeonato


Assisti ao clássico entre Fluminense x Vasco no Engenhão. Um belo jogo. Vitoria do Vasco deu sobrevida ao campeonato, mas apenas chances de campeão para Corinthians e Vasco. Cristovão foi superior neste clássico e trocou para ganhar, Abel esperou o time estar perdendo para mexer. Final de clássico 1x2 Vasco, o time que pode conquistar três títulos em 2011.

Abelão montou seu time no 4-2-3-1. “Torto” para o lado direito com Mariano e Sóbis. Pode ser um erro de Abel utilizar Rafael Sóbis distante da área. No Inter ele tentou cumprir esta função, porém sem sucesso. Fred foi anulado por Dedé, para muitos apenas marcou gol por que empurrou faltosamente o zagueiro. Deco foi maestro de uma orquestra capenga, faltaram-lhe companheiros a altura.

Cristovão Borges no 4-2-3-1. Linha defensiva forte no apoio pelo lado direito com Fagner, Jumar foi lateral base. Extrema qualidade no meio campo com Juninho Pernambucano e Felipe. Dois veteranos, mas com mesmo futebol de anos atrás. Diego Souza e Allan eram os wingers abertos nos flancos. Diego Souza por vezes se alinhava a Elton no ataque.


Ambos os times atacando com preferência pelo lado direito. Fluminense com Mariano e Sóbis. Geralmente Felipe abria da esquerda para o centro, deixando espaço as suas costas. Deco foi quem aproveitou este espaço com qualidade. No Vasco, Fagner e Allan não deixavam Carlinhos fazer a passagem. Diego Souza tinha aproximação de Felipe, pois Jumar apenas marcava.

Vasco foi levemente melhor neste primeiro tempo. Meio campo influenciou positivamente na partida. Juninho apoiando na direita, Felipe na esquerda. Esquema ficava quase um 4-1-2-3. Era nítida a instrução de Cristovão para os jogadores resolver a partida nos primeiros 20 minutos.

Fluminense apostando na bola longa de Deco para Fred. Vasco no toque de bola curto, aproximações e passagens ao ataque. Flu deixava espaços, time colina jogou e fechou espaços pressionando, forçando o erro do adversário.

Marquinho era o winger pela esquerda. Pouco apareceu, pois não tinha companhia pelo flanco. Diguinho e Deco revezavam na saída de bola.

Edinho aprofundava entre os zagueiros para liberar os laterais. Mariano muito solicitado. Carlinhos preocupado com avanços de Allan e Fagner as suas costas. Deco tinha movimentação livre, era quem regia o time com passes e lançamentos.

Marcações individuais. Dedé em Fred. Elivelton em Diego Souza. Marcação vascaína teve maior êxito, já que Felipe e Juninho auxiliavam o ataque criando superioridade numérica e criando situações de gol.

Cães de guarda. Rômulo ficava plantado frente à área para liberar os demais jogadores. Edinho se tornava um libero, com intuito de marcar.

Segundo tempo

Mudança no intervalo. Saiu Elton – perdeu gol incrível -, entrou Bernardo. Esquema assumido ao 4-2-3-1. Bernardo cumpriu função de winger na esquerda. Diego Souza passou a ser o homem de referencia. Felipe foi homem de criação e não compôs meio campo na esquerda. Com mudanças o Fluminense cresceu no jogo.


Abel liberou Carlinhos para o apoio. Vida ao lado esquerdo de campo do Fluminense. Jogo ficou na faixa do meio campo. Ambos os times se estudando. Vasco perdeu a movimentação do primeiro tempo, pois Juninho e Felipe cansaram. Fluminense tinha posse de bola, mas sem chances de gol.

Inicialmente Marquinho e Rafael Sóbis trocaram os flancos – Marquinho na direita e Sóbis na esquerda.

Mudanças aos 25 minutos. Cristovão tinha de ganhar. Saiu Juninho, entrou Felipe Bastos. Felipe extenuado saiu, entrou o centroavante Alecsandro. Esquema foi para o 4-3-3, Diego Souza abriu na esquerda e Bernardo a direita. Meio campo com triangulo de base alta: Rômulo na primeira função, Allan na direita e Felipe Bastos a esquerda.


Vasco melhorou com mudanças. Foi superior após ter um centroavante de área. Finalmente um gol na partida. Alecsandro, após seis minutos em campo – percebam a importância de um homem de área – gol típico de centroavante, cabeceando na segunda trave.

O mesmo Alecsandro teve a chance de acabar o com o jogo. Diego Souza entrou na área, cruzou e Diego Cavalieri espalmou parcialmente. Dentro da pequena área, Alecsandro se ajeitou e Leandro Euzébio conseguiu bloquear o chute.

Abel esperou estar perdendo para mexer. Aos 33 minutos. Tudo ou nada. Saíram Rafael Sóbis e Diguinho. Entraram Lanzini e Rafael Moura. Esquema no 4-1-3-2. Apenas Edinho frente aos zagueiros. Deco recuava para dar qualidade a saída de bola, Lanzini ficava mais ao centro, Marquinho aberto na esquerda. Fred e Rafael Moura compondo o ataque.


Vasco se acuou. Fluminense foi para o desespero. Em lance discutível Fred empatou. Com resultados momentâneos o campeonato teria como Corinthians campeão. Banco de reservas do Vasco foi a loucura. Leandro foi expulso por ofender e tentar agredir fisicamente o árbitro Marcelo de Lima Henrique.
- Está comprado – gritou o vascaíno.

Chegando aos momentos finais do jogo. Mais precisamente 45 minutos do segundo tempo. Alecsandro – ele mesmo, foi homem do jogo – cruzou para Bernardo cabecear e no rebote de Diego Cavallieri fazer 1x2.

Ultima rodada do brasileiro recheada de clássicos será mais emocionante. Campeonato decidido ate o ultimo minuto.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar