Archive for maio 2011

Analise tática Falcão, possível solução

Atual Internacional: 


 Possível solução:


Inter jogando no 4-4-2, Renan de titular. Juan jovem e futuro promissor, Bolívar “general” experiência. Nei se não contratarem é a única opção viável, Kleber tem muita qualidade mas falta vontade. Bolatti a frente da zaga, e marca, desarma única instrução é guardar posição, Guiñazu de segundo volante até sai mais, mas deve recompor defensivamente. Oscar jogando no meio, mais aberto no flanco esquerdo para opção de fazer a diagonal e possível passagem e Kleber. D’Alessandro jogando como gosta, no meio, criação do time o jogador de criatividade, mais solto. Zé Roberto caindo pela direita de ataque mas com intensa movimentação e jogando com Leandro Damião, ajudando nas tarefas de ataque, entrando na área. Leandro Damião como centro avante mais centralizado, fazendo o que sabe fazer.

O Inter de Falcão do inicio do Brasileiro vem demonstrando ser um time viciado, e não é desde hoje. Com Tite, Fossati, Roth as características são as mesmas, o colorado é igual a um “pai que fez vasectomia, cria mas não faz”.
Não há objetividade, muitos passes laterais, falta de infiltrações, presença dos laterais e jogando com 3 volantes complica ainda mais.
Na saída de bola o time parece um “elefante” devido sua lentidão a levar a bola ao ataque, D’Alessandro sozinho na criação não rende o esperado. Leandro Damião carece de mais jogadores de chegada, uma constatação interessante: “ Os jogadores mais pertos de Damião são os reservas aquecendo atrás do gol”.
Compactação, colocar o time mais aproximado, com passes curtos e intensa movimentação, usar jogadores por setor, fazer tabelas entre 3 ou 4 atletas.

Afirmar que Oscar não pode jogar devido a falta de massa muscular é uma desculpa um tanto quanto medíocre, este jogador não é a solução mas com certeza ajudaria, daria mais movimentação.
Ainda diz que este grupo não pode e não tem qualidade para ser campeão Brasileiro, creio que é verdade mas trazer a publico não é a melhor opção, este assunto deve ser tratado internamente com dirigentes, presidente e o grupo de atletas.

Posted in | Leave a comment

Falcão

Um papo no bar pegou mal.
Se Falcão soubesse que um simples papo de bar(Programa da radio gaucha) iria causar um abalo tao grande não teria comparecido. Mas também o técnico colorado não mediu palavras, não poupou o grupo, falar que o grupo é insuficiente? Erro que não se deve cometer, um grupo revoltado é demissão com justa causa em pouco tempo.
Para a imprensa não se deve falar mal do que se tem a trabalhar a repercussão é muito grande, isto deve ser tratado internamente.

Campeão
Barcelona encanta.
Neste sábado o time de Guardiola sagrou-se campeão do principal campeonato da Europa frente ao Manchester Unidet de Alex Ferguson.
O time encantou deu show, mostrou o verdadeiro futebol arte, o futebol total de Rinus Michels, marcação em bloco, todos atacam todos defendem, muita movimentação.
Messi é o atual melhor do mundo, já conquistou tudo que podia por um clube, ainda há o desafio de uma copa do mundo e pode passar a lista de grandes e inesquecíveis craques do mundo da bola: Pelé, Maradona, Cruyff, Di Stéfano.

Reforços
Estão chegando.
Os cascudos, há pedido de Renato Portaluppi começaram a desembarcar no salgado filho, Gilberto Silva, Maquinhos, Miralles.
Todos titulares? Não, Miralles terá de provar muito que deve ser titular, Leandro revelação da base vinha muito bem antes da lesão. Gilberto Silva e Rochemback devem formar dupla de voltantes, um tanto quanto lenta mas de qualidade e marcação. Marquinhos deve ajudar Douglas na criação, Lúcio deve ir a lateral esquerda onde se tem carência ate hoje.

Brasileiro
Arressem começou.
Sim, já esta rolando a segunda rodada!
Para muitos é cedo, mas este é um campeonato de pontos corridos onde todo jogo é decisivo. Jogos como Ceara e Corinthians em casa, estes perdidos,no final farão falta os três pontos desperdiçados.
São Paulo, Corinthians já dispararam com seis pontos, não é bom sempre são favoritos.

Piada
Vocês sabem quais os jogadores que sempre ficam mais perto de LEANDRO DAMIÃO na área?
Os reservas que aquecem atras da goleira.

Posted in | Leave a comment

Analise tática Peñarol x Velez

        Ao assistir Peñarol x Velez, me veio à cabeça o jogo entre Peñarol x Internacional, o mesmo jogo sendo que o time argentino dominou, teve a posse de bola criou algumas situações para gol mas no entanto não converteu.
        Jogando em casa o Peñarol deveria tomar a decisão de atacar e sair com uma boa vantagem para a Argentina,a principio não é o que vem acontecendo, o time aguerrido, bravo joga na base da ligação direta, lembra muito os times ingleses de um tempo atrás.
        O sistema não muda sendo em casa ou fora, joga em duas linhas de quatro(4-4-2), um jogador de enganche e um centro avante de imposição física.
        Diego Aguirre postou o time em campo com dois laterais guardando posição e de boa marcação alias os dois laterais tem base e fundamentos como zagueiros. Esta sim a dupla de zaga não brinca em serviço, Valdez e Rodriguez é “bola para o mato, que é jogo de campeonato”.
        Dupla de volantes com Freitas com função de apenas defender, cobrir e roubar a bola e passar a um jogador mais qualificado. Aguiar tem mais qualidade, sai um pouco mais para o jogo, tem bom passe e bom senso de marcação. Dois meias extremos, Mier de boa qualidade e por neste flanco é onde se criam as melhores chances de gol, Corujo de velocidade e boa qualidade técnica é pouco acionado.
        Enganche, sim enganche, no Brasil não estamos acostumados com este termo, Martinuccio joga nesta função de ligação Meio Ataque, com grande velocidade, drible. Faz bem seu papel, fazendo dupla com Olivera, este de imposição física e bom cabeceio, é a principal jogado do Peñarol lançamentos longos para seu homem de área.
        O Velez prioriza a posse de bola, joga no 4-2-3-1, sendo o seu lado esquerdo o principal de apoio.
        Cubero em certos momentos do jogo recua fazendo o terceiro zagueiro junto com Dominguez e Ortiz. Papa de lateral-ala esquerdo tem um bom senso de ataque e defesa, fazendo assim este flanco o mais efetivo.
        Primeiro volante é Razzotti de boa marcação e desarme, Zapata é o segundo volante, sabe marcar mas juntamente com Papa forma o flanco esquerdo mais forte. Os três meias de ligação: No flanco esquerdo Alvarez, ora levando a linha de fundo ora cortando para área. Martinez joga mais centralizado e por vezes cai mais no centro esquerdo. Fernandez joga quase que sozinho no flanco direito, tem bom senso de marcação e é bom jogador uma promessa argentina, pena ter de fazer tudo sozinho.
        “El tanque”, Santiago Silva é o jogador alvo do Velez, e de boa qualidade faz a parede, passes curtos, boa finalização tano de cabeça quanto com os pés.
         É evidente a dependência do Velez no flanco esquerdo, por ali jogam Papa, Alvarez e Martinez e por vezes Zapata. Com isso o flanco direito fica pouco acionado, um time que joga torto e previsível.
         O time de Diego Aguirre não erra, chama o adversário para o seu campo de marcação e em poucas chances consegue abrir o placar, o contra-ataque é como um “bote de uma serpente”, fatal.
         Portanto Peñarol 1 x 0 Velez. Em um escanteio onde Aguiar cobrou e Dario Rodriguez marcou o gol da vitoria uruguaia.


Posted in , | Leave a comment

Analise tatica Santos x Cerro Porteño

      Sem show, os meninos não impressionaram, alias show aparte apenas de NEYMAR, este que fez bela jogada cruzou e Edu Dracena guardou e assim passou a regua 1 x0 Santos, levando a vantagem para o Paraguai.
      Libertadores chegando ao fim, Santos e Cerro fizeram a semifinal nesta quarta feira, vitoria paulista. Novamente sem show, mas um vitoria tipica de Muricy, jogando bem tanto no ataque quanto na defesa.
      Santos atuando no 4-4-2( Losango), com destaque para Rafael bom goleiro, jovem. Para na lateral direita muito discreto e de atuação fraca pouco apoiava e aparentemente nervoso, Léo não comprometeu. A dupla de zaga muito bem, Muricy arrumou o Santos que sempre marcava muitos gols mas também sofria.
      Adriano de primeiro volante deu boa consistência ao meio campo, marcava e com bola no pé pouco errava. Arouca e Danilo de segundos volantes, bom toque de bola, marcação mas com pouca criatividade. Elano no apice do losango como homem de criação, não é a sua posição, sentiu, jogou nota 7, não foi o desempenho que se espera de um jogador a nível de seleção.
       Neymar é outro nível, não há comparação com qualquer outro, desequilibra, dribles, passes, finalizações e por boa parte do jogo sendo o criador da equipe, um erro pois quanto mais perto da área mais perigoso é.
       Zé Eduardo, não esta no mesmo patamar que sua turma, este é de outra, não deve ser titular do time paulista. Sem ser corneta, para jogar ao lado de Neymar, Ganso e Elano é preciso jogar bom futebol, se não ao seu nivel ao menos tentar. É clara a carência de um centroavante, acusou o golpe na falta de Ganso ou Alan Patrick na criação, sem um homem de criatividade ficou clara a dependencia, e acabou jogando muito com Neymar, sendo que este recuava para criar.
       Cerro Porteño, joga no 4-4-2(4-1-3-2), com Villarreal de primeiro volante a frente da zaga, um libero que libera o apoio dos meias a sua frente.
       Piris, deu uma declaração esta semana: “Sou o melhor marcador da América do sul”. Jogou na lateral direita e por vezes como terceiro zagueiro para reforçar a marcação em Neymar, Cáceres joga como um volante mais adiantado mas com enfase na marcação também para “tentar” parar o ataque do Santos liderado por Neymar.
       C.Benitez e o flanco esquerdo é o mais forte, com Torres no meio campo era o corredor mais forte do time, J. Dos Santos também caia por ali, mas atuando mais adiantado e com o intuito de criar as jogadas do time.
       No ataque Bareiro e Fabbro, estes de intensa movimentação e por vezes Bareiro recuava e o time formava um 4-5-1. Fabbro comandava o ataque, jogador de imposição fisica e de boa qualidade tecnica, clubes brasileiros deveriam ficar de olho. Cerro com bom toque de bola, e com muitas triangulações no flanco esquerdo com C.Benitez, Torres e J. Dos Santos, boas cobranças de falta sendo todas ensaiadas nada de apenas chuveirar na área.










Posted in , | 4 Comments

Analise tática Santos x Inter, o Tabu continua


O tabu continua, a chance era claro e evidente. Enfrentar o Santos na Vila Belmiro com time misto e apenas 4.000 torcedores era a chance de ouro, o cavalo passou encilhado.
 Inter com alguns desfalques, Nei, Rodrigo, Índio, D’Alessandro e Andrezinho. Sendo que neste jogo foram sentidas as ausências de Nei e D’Alessandro, de resto são jogadores de apenas media qualidade, nada mais do que isso.
Nem Muricy Ramalho estava no comando santista, time reserva e treinador. Com algumas futuras promessas, Alex Sandro, Possebom, Felipe Anderson e Thiago Alves.
Sistemas táticos de ambos mudaram Inter de Falcão de um 4-4-2 em duas linhas a um Losango, Santos que vinha de um 4-4-2 em losango partiu para um 3-5-2.
Curiosidade! Tinga como primeiro volante, para melhor qualidade na saída de bola e mais mobilidade e agilidade no meio. Explicado então o porque de Bolatti errar tantos passes e não fazer uma boa partida, o argentino jogou fora de sua posição. Bolatti que para muitos não marca apenas “cerca”, mas é primeiro volante de origem.  




Jogo morno que a principio parecia jogo de “compadres”, primeiro tempo sofrível sem agressividade o Inter parece um time viciado, pois só “toca, toca, toca” e não progride. A partir de um Santos reserva era de total responsabilidade colorada. Poucos terão a chance de enfrentar completamente a equipe paulista sem seus principais jogadores.
Gols? Sim, o primeiro do Santos, Keirrison de pênalti 1x0. Empate colorado veio de um cruzamento de Oscar e finalização de Zé Roberto, 1x1.
No segundo tempo com as mudanças, Falcão pôs o estreante Fabrício que jogou no meio, já jogou assim na Portuguesa, sendo assim quase um 4-4-2 em duas linhas, a não ser por Ricardo Goulart que jogou mais centralizado, e ainda teve Cavenaghi de atuação discreta.
O Santos reforçou a marcação com A.Carvalho na marcação, o estreante Richelly na frente, tudo igual o time continuou fraco.

Final 1x1, chance desperdiçada, o colorado poderia ter ganho 3 pontos fora de casa contra o grande Santos, poucos terão esta chence.
  

Posted in , | Leave a comment

Analise tática Grêmio x Corinthians, vitoria paulista

Inacreditável, não, não estou falando da Batalha dos Aflitos tão enfatizada por Paulo Odone, atual Presidente do tricolor. Estou falando da derrota do Grêmio na estréia do Brasileiro de 2011, vinte jogos em casa esta foi a primeira derrota e mais dolorosa de virada.
Um clássico Brasileiro, não de rivalidade mas sim por sua grandeza. O Grêmio colocado em campo por Renato afirmando que isso é o que o tricolor tem de melhor atualmente e ainda abalado por ter sido derrotado em casa e perdido o titulo gaucho nos pênaltis para seu maior rival. O Corinthians, não só abalado no paulista mas desde o inicio do ano por ser eliminado na fase pré classificatória da Libertadores.
            O “coringão” e o tricolor postados em campo como espelho, 4-4-2 e losango, iguais. A tática que para muitos é considerada ideal, pois atua com um primeiro volante e dois segundos volantes saindo para o jogo. Vantagem seria gaucha por jogar em casa, mas assim não foi.
            A zaga tricolor fragilizada com Saimon garoto da base, Rodolfo que não vem em boa fase e ainda sofreu uma leão grave. Neuton na lateral esquerda e Mario na direita, ressaltando os dois zagueiros improvisados nas laterais entretanto Mario fez um bom jogo com passagens de qualidade. Rochemaback novamente de primeiro volante creio um erro de Renato. Adilson e Lucio de segundos volantes e Lucio jogando mais ao flanco esquerdo apoiando com Neuton. Douglas no ápice do losango, Leandro no ataque, flanco direito e Viçosa de centro avante.
Tite espelhou o sistema de jogo de Renato com o apoio dos laterais com qualidade, Ralf de primeiro volante sendo um jogador de qualidade, Paulinho e Ramirez como méis centrais sendo Ramirez mais ofensivo. Morais como homem de criação, William e Liedson na frente.
Começa o jogo, pressão tricolor, mas algo ficou a mercê não houve finalizações, o Grêmio chegava as não finalizava. Corinthians com primeiro tempo discreto, vai depender muito de Alex e Sheik Emerson, reforços que terão de atuar para dar mais qualidade ao time.
            Primeiro tempo sem gols e pouco movimentado, também devido ao confronto tático com quatro duelos pessoais: Fábio Rochemback x Morais, Ralf x Douglas, Ramírez x Adilson, e Lúcio x Paulinho.
            Final do primeiro tempo e Rodolfo sofre lesão e no seu lugar entra Escudero, portanto Neuton passa para a zaga, Lucio na lateral e Escudero como meia central.


                   Primeiro Tempo:



Segundo tempo de jogo e sim a bola balançou o barbante, Taticamente os times voltaram os mesmos que foram aos vestiários. Logo aos dez minutos de primeiro tempo Tite mexeu, sai Morais e entra Danilo.
 Em jogada de arranque Leandro sofreu pênalti e Douglas bateu 1x0 Grêmio. Sete minutos após Lucio faz pênalti infantil em Liedson, Chicão marca 1x1, tudo igual no Olímpico.Renato mexeu sai Viçosa de atuação discreta para o ingresso de Lins. Apagão tricolor, novamente em cobrança de lateral, como foi no GreNal, desta vez Liedson guardou e assim sentenciou 1x2 Corinthians.
Após já estar perdido o jogo Renato tirou Adilson e pôs William Magrão, por parte paulista Tite tirou William pôs Jorge Henrique e Ramirez por Moradei, reforçando assim a marcação.

Segundo tempo:




Posted in , | Leave a comment

Conspiração dos Deuses

Estão a favor do Inter.
Lesões nunca serão bem vinda. Mas no caso colorado há de se compreender que alguns não mereciam estar no time titular, Rodrigo, Nei, Sóbis e Andrezinho este que fazia boas atuações mas Oscar é uma jovem revelação de grande potencial faço ma ressalva a D’Alesandro este sim joga um belo futebol e será sentida sua ausência.
Por sorte o Santos também vai com time misto e sem suas estrelas: Neymar, Ganso e Elano. Poupados para a Libertadores e Ganso fora por lesão.
Os Deuses do futebol estão a favor colorado neste jogo.

Caldeirão
Vila Belmiro.
Esta na hora de quebrar este TABU, o Inter nunca venceu na Vila Belmiro. Com um time misto o Colorado terá uma chance de ouro em que no Brasileiro poucos terão.
É um martírio gaucho nunca ter ganho, os árbitros já confessaram, jogar na Vila é complicado é uma tensão, torcida influencia, a perna treme. Para isso o melhor remédio é dribles, gols e vitoria.

Mudou
O sistema de Falcão mudou.
Inter jogara no 4-4-2 em losango, com Bolatti de primeiro voante, Tinga e Guiñazu no meio do losango e Oscar no ápice, jogando como homem de criação.
Daniel substitui Nei, Zé Roberto na frente, na zaga deve jogar com Bolívar e Índio.

Mobilização Tricolor
Os reforços estão chegando.
Miralles foi anunciado hoje, tão perto do Santos, vem para o tricolor gaucho, bom reforço. Marquinhos meio campo do Avaí também esta perto falta apenas assinar e esperar acabar a Copa d Brasil para o Avaí.
Destaque no Peñarol, Martinuccio também pode desembarcar em Porto Alegre, já demonstrou bom futebol e se vier será um grande reforço para o ataque.

Agosto
Má noticia.
Reforços para o brasileiro vindos do exterior só poderão atuar em agosto. Sendo assim serão longas 13 rodadas do campeonato brasileiro. Por enquanto o jeito é contar com os reforços que aqui estão para este inicio de Brasileiro. 

Posted in | 2 Comments

Puxão de orelha


Cada um na sua
Neymar esta dando show em suas partidas, mas é preciso que seja estipulado na equipe santista o batedor de pênaltis oficial e de falta.
Muricy com toda certeza deu aquele puxão de orelha no seu pupilo, há de ser Elano o cobrador oficial e ele quem deve bater. Neymar na temporada passada perdeu muitos pênaltis e ficou provado que este não é seu ramo.

Contratações

Inter se mexeu, Grêmio parado.
Já esta mais do que na hora de começar a trazer reforços para o Brasileiro pois assim como o inverno é longo e tenebroso. Sem grupo e sem sorte algumas lesões podem aparecer e complicarem as coisas.
O Inter se mexeu trouxe Gilberto, Siloé e Jô todos eles homens de ataque, é necessário um zagueiro e lateral direito pois tanto os zagueiros que estão no Beira Rio e Nei não tem qualidade para time titular.
Por parte tricolor, esta mais parado que água de poço, nada se move, o Grêmio mostrou interesse por Miralles e La foi o Santos e o contratou, é necessário no minino quatro reforços para vestirem camisa e jogar.

Libertadores

Uma bela surpresa!
Poucos, que sejamos sinceros, ninguém esperava o Peñarol ir tão longe na Copa, um time simples com um ou dois jogadores individualmente interessante e mais do que isso aguerrido um típico time uruguaio.
Catlica não mostrou o futebol que apresentou diante do Grêmio, o goleiro Garces confessou novamente, o técnico mudou esquema e jogadores. O time igualou o resultado e no momento seria pênaltis, mas Pizzi não satisfeito queria mais, e teve o Peñarol descontou e acabou com o sonho chileno.

Libertadores II  

Adversário.
O Santos já conhece seu adversário na próxima etapa, Cerro Porteño do Paraguai, um time catimbado e de qualidade, sabe tocar a bola.
Encanta, o Velez encanta nesta ultima fase da Libertadores, ganhou em casa e ganhou fora do Libertad, este que eliminou o Fluminense e não foi capaz de reverter o resultado em casa.
Previsão para a final? Santos x Velez, minha opinião baseado no futebol demonstrado dos time. Entretanto esta é a graça do futebol, é imprevisível pois os favoritos já caíram e sim, pode acontecer de Cerro x Peñrol na finalissima seria inesquecível.

Posted in | 2 Comments

Analise tatica de Católica x Peñarol , classificação dos uruguaios

           Surpreendente! Começando no jogo no Uruguai, Peñarol conseguiu uma vitoria de 2x0 com uma ressalva dois erros do goleiro Garcés, erros que assim acometeram a eliminação da Universidad Catolica do Chile.
            Catolica não tem o estilo de atacar, é um time que joga no erro do adversário no contra-ataque. Na Libertadores seus principais jogos foram fora de casa, sempre conseguindo bons resultados a não ser os dois a zero sofridos no Uruguai.
            Postado taticamente um pouco diferente, com sua referencia técnica no banco Cañete e Villanueva de titular, Mirosevic no lugar de Silva com o intuito de melhor toque de bola e mais ofensividade. Eluchans o de sempre atacando muito no flanco esquerdo, Ormeño de primeiro volante cobrindo e segurando posição.
            Taticamente a Catolica estava em um 4-3-2-1 com T.Costa como volante na esquerda e Mirosevic avançando com a bola no centro direito, Villanueva no flanco esquerdo e Meneses no flanco direito, Pratto mais centralizado.
            Por parte Uruguaia, o mesmo 4-4-2 em duas linhas, onde todos marcam sem a bola e todos ajudam atacando, Corujo como meia-ala na direita e Mier na esquerda, jogador essencial é Martinuccio um jogador de “enganche” que liga o meio ao ataque, este de muita qualidade superior a seus colegas.


Em casa, apoio da torcida e um bom toque de bola esperava se que a Catolica fosse para cima e tentar logo resolver o jogo, logo aos 17 minutos de jogo Meneses faz Católica 1x0, mais um e pênaltis.
           O Peñarol se defende muito bem, e com a bola esta trabalhando melhor, sem chutões ao ataque que não haviam nexo. Demonstraram que o ataque tem entrosamento entre Martinuccio e Olivera, um atacante veloz e um outro centro avante nato de boa finalização.
            No decorrer do tempo a equipe chilena se mostrou melhor, mas não conseguia converter chances e gol, Pratto muito bem marcado pouco demonstrou sozinho no ataque, nos flancos Villanueva não mostrou o porque de substituir Cañete e Meneses foi o melhor em campo na primeira etapa.
            Segundo tempo de jogo a Catolica precisava de mais um gol para os pênaltis, substituições nos dois lados, lado chileno sai T.Costa entra Silva, este de melhor dinamismo no centro esquerdo, sai Villanueva de pouca ação no primeiro tempo e entra o atacante Roberto Gutierrez sendo assim mais um atacante e companhia para Pratto, o autor do gol Meneses também sai para entrada do meia Cañete.
            No Peñarol algumas substituições, Mier deu lugar a Estoyanoff e Olivera a D.Alonso. Com isso o lado esquerdo de ataque uruguaio ficou desolado com poucos jogadores. Em contrapartida no flanco direito acumulou se dois jogadores Corujo e Estoyanoff, instrução de Diego Aguirre era que Corujo atuasse no flanco esquerdo. Não deu certo! Ficou na direita mesmo.


             Com mais um atacante a Catolica foi para cima e conseguiu o gol com o R.Gutierrez que recém Havia entrado em campo, 2x0 e pênaltis. Não era o que a Catolica queria, com o time atacando, era obvio que espaços para o contra-ataque uruguaio existiriam e assim foi, em uma rápida jogada no flanco esquerdo Aguiar cruzou a bola pouco depois de cruzar a linha do meio campo, sozinho, sozinho Estoyanoff completou para o gol. Ressaltando falha do goleiro Garces, alias outra falha, em dois jogos três falhas.
            Chegando ao final do jogo, a Catolica precisava de dois gols para a classificação e era algo que parecia impossível em tão pouco tempo.
            Final de jogo e Peñarol esta novamente em uma semi final de copa Libertadores, o futebol uruguaio em alta após grande campanha da seleção Uruguaia na Copa do Mundo.  


Posted in , | 2 Comments

Analise tática Santos x Once Caldas

Os meninos da vila estão cada vez mais próximos da titulo da Copa Libertadores da America, desta vez a vitima foi o time colombiano do Once Caldas, que claramente é dependente das jogadas nos flancos.
Taticamente o time do Santos foi postado no 4-4-2 em losango com A.Patrick seu principal criador, e o Once Caldas em 4-3-2-1 com Moreno aberto no flanco direito, no entanto bem marcado não fluiu o seu jogo.
Surpresa! Lesão no time paulista, Alan Patrick sentiu lesão muscular, no seu lugar entra Pará, taticamente o time mudou: Pará na lateral, Danilo passou ao meio como volante e Elano no ápice do losango atuando como homem de criação.
Uma noite triste para Zé Eduardo que esta desde março sem marcar um gol se quer e não foi nesta que ele desencantou. O contrario é NEYMAR este sim trata se de um craque, minha opinião é de que esta entre os três melhores do mundo e deixou o seu nesta noite.
Interessante foi o time do Santos que antes da chegada de Muricy Ramalho era um time que fazia muitos gols mas sofria muitos gols, isso mudou, agora ataca como sempre e defende como nunca. Um exemplo que se viu no jogo: Quando um dos laterais subia Léo ou Danilo(Pará), o lateral que não apoiava ficava guardando posição para cobrir um eventual contra-ataque.
De primeiro volante Adriano como boa atuação com passes simples e sem comprometer o jogo, Léo de boa atuação e só saiu porque estava extenuado. Arouca e Danilo de grande atuação atacando e defendendo, Elano atuando mais a frente ficou deslocado mas de atuação interessante.
Por parte do Once Caldas, era necessário a vitoria pois perdeu em casa de 1x0 e teria que sair para tentar uma vitoria. Fez o Gol no acaso de uma cobrança de falta em que a bola sobrou para Renteria e este não perdoou. Atuação interessante de Cuero, Nuñez ambos no flanco esquerdo.
Por final estando o jogo em 1x1 a única jogada do Once Caldas foi levantar a bola a área paulista um jogada sem efeito visto que não era nada treinado apenas lances de extremo nervosismo e apreensão pelo resultado negativo.
Jogo em que a equipe do Santos era considerada favorita, não tornou o favoritismo em resultado no placar, não deu show mas mostrou que o resultado justo do jogo seria 3x1 ano natural pelo numero de finalizações: Santos 20 e Once apenas 7, superioridade paulista clara mas como não há justiça no futebol ficamos no 1x1.


Primeiro Tempo



           Segundo Tempo










Posted in , | Leave a comment

Uma festa Portuguesa com certeza, Porto campeão

O time comandando por André Villas-Boas conquistou a UEFA Europa League, da mesma escola de Mourinha e Guardiola, não deixou por menos em todo liga mostrou bom futebol e chegando a final não desapontou sagrou se campeão.

            No entanto não empolgou o time do Porto diante de uma bela equipe do Braga, bem postada defensivamente, Domingos Paciência mexeu no time botou mais um volante para tentar para o Porto e jogou no 4-3-2-1, com apenas Lima na frente contando com a chegada de P.César no flanco esquerdo com muitas infiltrações no meio e Alan no flanco direito. No meio a criação dependia de Hugo Viana jogador que foi muitas vezes convocado na seleção Portuguesa. Silvio lateral esquerdo apoiava bastante no entanto Garcia ficava mais. Vandinho de primeiro volante guardando posição e Custódio como volante mais no lado direito apoiando bastante a Alan.
           No lado campeão, o mesmo time com o brasileiro Helton no gol demonstrando sempre sua segurança, Fernando como primeiro volante ficando muito e dando mais liberdade aos laterais que mesmo assim pouco apoiavam. Guarin de volante no lado direto foi o mais acionado e foi por ali que saiu o primeiro gol, em uma roubada de bola Guarin armou o contra-ataque, cruzou na área e Falcão Garcia marcou 1x0. João Moutinho era quem criava mas pouco acionado não apareceu no jogo, Varela de atuação discreta não demonstrou grande futebol. Hulk, este sim é craque, não ficara muito tempo no Porto pois times grande da Europa já o sondam e devera sair. Jogou um bela partida com infiltrações e dribles curtos. Por ultimo e não menos importante Falcão Garcia “matador” da equipe este foi seu 17º gols só na Liga Europa e o 38º marcado na temporada.
            Porto jogou no 4-3-3 ou se preferirem no 4-3-2-1 com dois jogadores bem abertos nos flancos, os wingers com pés invertidos. Não que o esquema deu errado ou que já na é eficiente, a equipe do Braga marcou muito bem, não deu espaços e todos correram para cobrir supostos “buracos” na equipe.



Segundo tempo a equipe de Domingos Paciência já mexeu no intervalo com a entrada de Kaká no lugar de Rodriguez e Mossoró no lugar de Hugo Viana, mudou o esquema. Passou a jogar no 4-2-3-1 com Mossoró mais centralizado e dois jogadores de flanco e ainda adiantou a marcação.
            Ao decorrer do segundo tempo Paciência colocou o camaronês Meyong no ataque tirando Lima de atuação discreta, por parte de Villas-Boas colocou Belluschi no lugar de Guarin de boa atuação e James Rodriguez este uma promessa colombiana no lugar de Varela que teve um melhor segundo tempo comparado ao primeiro.
            O jogo continuo o mesmo pois o Braga não tinha criatividade e foi ao jogo a defender e não passou disso, creio que a intenção era levar o jogo aos pênaltis desde o inicio, ainda assim foi uma grande campanha que ninguém apostava no Braga e histórica para os torcedores.




Titulo justo ao Porto uma equipe que mostrou no decorrer da competição que merecia ser campeão e Villas-Boas sabia como teve bons professores, um premio a ele que com 33 anos é o campeão mais jovem da historia.
            Recordes de um Porto ofensivo, que anotou incríveis 139 gols em 57 partidas oficiais (2,4 por jogo). Mas que alcançou seu título mais importante na temporada 2010/11 em um contra-ataque.



Posted in , | Leave a comment

Seleção Brasileira

Mano convocou.
A seleção esta convocada para os amistosos contra Holanda e Romênia, sendo os dois jogos no Brasil, 28 jogadores foram convocados, com Ronaldo serão 29, a informação é de que serão cortados 6 jogadores para os amistosos. Algumas surpresas por parte de Mano, Gol-Fábio(Cruzeiro), Vol-Henrique(Cruzeiro), Meia-Thiago Neves(Flamengo) e Ata-Fred(Fluminense).

-          Optamos por fazer uma lista com 28 nomes por questões regulamentares. Precisamos oficializar 14 dias antes para os clubes para a questão de treinamentos. Teríamos que fazer a convocação no dia 2 de junho, que causaria uma certa dificuldade. Antecipamos, fizemos uma lista de 28. Pós segundo jogo, nós vamos convocar 22 jogadores para a Copa América, com uma possibilidade que não faz parte da lista, que é Paulo Henrique Ganso. Ele teve uma lesão e queremos ter uma segurança maior para tomar essa decisão - disse o comandante canarinho.

Lista completa:

Goleiros
Julio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Fábio (Cruzeiro)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano (Barcelona)

Zagueiros
Lúcio (Inter de Milão)
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)

Volantes
Lucas Leiva (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Henrique (Cruzeiro)
Anderson (Manchester United)

Meias
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Lucas (São Paulo)
Thiago Neves (Flamengo)
Jadson (Shakhtar Donetsk)

Atacantes
Robinho (Milan)
Neymar (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
Leandro Damião (Internacional)
Fred (Fluminense)


Posted in | Leave a comment

Libertadores

Santos classificou.
Sem show, um placar apertado e perigoso, assim  Santos de Muricy Ramalho esta nas semi finais da Libertadores, podendo enfrentar Cerro Porteño ou Jaguares.
Santos e Once Caldas ficaram no empate, porem um resultado normal pelo volume de jogo do time dos meninos da vila 3x1 ao natural.
Neymar perdeu pênalti, Zé Eduardo não desencantou e esta desde março sem marcar e ainda assim é favorito.
Velez classificou perante o Libertad, venceu fora por 4x2 e espera por U.Catolica x Peñarol, os uruguaios são favoritos.

Festa Portuguesa

Uma festa portuguesa com certeza.
Porto e Braga fizeram a grande final da UEFA Europa League, tendo o campeão o Porto do jovem treinador de 33 anos André Villas-Boas. Um time que encanta, com Hulk, Falcão, Moutinho e Guarín.
Vitoria magra o escore mínimo frente ao seu conterrâneo Braga, 1x0 gol de Falcão.
Partida em que o Braga parou o Porto há não ser por um lance, um erro individual, resultado Porto campeão.

Brasileiro

Campeões x Campeões , Vices x Vices.
Curioso é que sábado é o enfrentamento dos campeões, Internacional campeão gaucho e Santos campeão paulista. O jogo sendo na vila o Santos seria favorito, seria, mas o time paulista vai com um misto para se preservar na Libertadores, Inter tem chance de quebrar tabu e ganhar na Vila mais maravilhosa do mundo.
Outro enfrentamento é dos vices Grêmio vice gaucho e Corinthians vice paulista, jogo no olímpico, favoritismo tricolor joga em casa. Os dois são bons mas é preciso reforços para um brasileiro longo e complicado.

Copa do Brasil

A noite dos empates.
O favorito Vasco, jogando em casa contra o simples mas bem disposto taticamente o Avaí, que buscou um empate no Rio de Janeiro, bom resultado e possível classificação jogando em casa na ressacada.
A sensação do momento Cortiba jogou contra o time que parou o Flamengo, Ceara que jogou em casa um jogo morno em que não saiu do zero a zero. Coritiba é muito favorito as finais e ao titulo, é o time que demonstra o melhor futebol, mas surpresas podem acontecer.


Posted in | Leave a comment

Reformulação


É necessário os reforços na dupla para início do Brasileiro.
Inter já começou e trouxe o vice artilheiro do Pernambuco, Gilberto que estava no Santa Cruz. Outra contratação é Siloé revelação do cearense, este mesmo que já confirmou ter acerto. É preciso mais, um lateral direito e zagueiro.
Por parte do Tricolor é necessária mais alguns reforços, zagueiro, laterais caso Gabriel não renove, primeiro volante e dois atacantes. Como boa noticia é que o Grêmio tem jogadores para troca ou com bom mercado e esta disposta a abrir o cofre.

Roupa suja

Quem viu, viu.
Outra vez Leandro Damião comemorou sozinho o gol, algo esta errado. Falcão deve reunir a boleirada, para lavar a roupa suja antes de começar o Brasileiro, pois time e poder de reação o Inter já mostrou que tem.
A contrario do que foi os gols de Andrezinho e D’Alessandro o grupo todo comemorou os gols,esta encrenca terá de acabar não se pode começar um Brasileiro com o grupo rachado.

Investidores

Sumiram do Olímpico.
Reforços são necessários e os grandes nomes estão quase que sempre relacionados a investidores pelo fato dos clubes não terem grande poder de compra.
No estádio Olímpico eles simplesmente sumiram não há interesse de investir no tricolor e com isso possíveis reforços ficam mais distantes.

Vai começar

A loucura vai começar.
Mais um Brasileiro em vista há começar por este sábado, serão longos meses e quem estiver mais preparado e com um melhor grupo chegara no final com mais um titula na estante.
Os favoritos são muitos, mas há dois grupos: Santos, Internacional, Cruzeiro e com muita vontade Flamengo e São Paulo no primeiro grupo. O outro trata se de: Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético-MG e ainda uma possível surpresa o Coritiba. 

Posted in | 3 Comments

A diferença: o Falcão saiu da chuva. O Renato ficou.

            Analise tática do GreNal que decidiu o titulo para o Internacional, este que parecis estar decidido a favor do Grêmio mostrou que não estava.
            Começando com os erros de Falcão, nenhum treinador deveria improvisar tanto quanto o fez. Três improvisações na zaga, meio e ataque, Juan zagueiro de origem como lateral, Kleber no meio e D’Alessandro no ataque, este por sinal sumiu do jogo nos primeiros trinta minutos. Jogou no 4-3-1-2, mas após assumir seu erro mudou e acertou.
            Renato escalou bem  Grêmio, com os jogadores considerados melhores para cada posição. Jogou no 4-4-2 em losango com Rochemback na primeira função do meio campo.


            Perante trinta minutos o tricolor dominou o jogo, o estádio já cantava e gritava “olé”. Novamente o colorado fez a linha de impedimento tanto criticada por Falcão, resultado: Grêmio 1 x 0 Internacional , gol de Lúcio.

             Falcão assumiu, mudou e o time melhorou, colocou Zé Roberto no lugar do garoto Juan, este que teve boa atuação ate ser substituído. Para ressaltar substituição necessária para mudar o ritmo do jogo, dar mais chances a equipe e um companheiro a Leandro Damião.


            No primeiro tempo o colorado já havia virado o jogo, gol de Damião este que não se pode deixar sem marcação individual, centro avante “matador” e demonstrou que merece a seleção brasileira. Andrezinho jogou no sacrifício pois estava visivelmente lesionado e sem condições de jogar, mesmo assim fez o gol da virado em um rebote de escanteio.
            Nada de mudanças para o inicio do segundo tempo, apenas iniciativa, o Internacional equilibrou o jogo, tricolor continuava jogando e demonstrando que era perigoso, nada resolvido.
            Um erro coletivo a começar cm Vilson que caiu o juiz perguntou se era necessário atendimento medico ele disse que não, na cobrança de lateral não há impedimento e Zé Roberto invadiu a área livre driblou Victor, este que cometeu pênalti e recebeu amarelo. D’Alessandro converteu e assim ficou Grêmio 1 x 3 Internacional.
            Naquele momento estava o Internacional sendo campeão, e Renato imediatamente mexeu na equipe, Gilson saiu para ingresso de W.Magrão, o maior erro de Renato tirou o intitulado “Homem GreNal” e Leandro o jovem prodígio tricolor para ingresso de Borges e Lins.
            O Inter cresceu com as mudanças de Renato, Lins não é Leandro e Borges sem movimentação não é mais o mesmo. O gol de Borges não foi dele e sim contra de Renan um erro como esse não se pode esperar de goleiro de Inter e Grêmio.
            Pênaltis e assim se conheceu o campeão gaucho, Renan de atuação brilhante nos pênaltis defendeu três e Victor também com boa atuação defendeu duas. Os escolhidos por Renato tinham menor capacidade de acertar um pênalti do que os escolhidos de Falcão.

Posted in , | Leave a comment

PARABENS Internacional campeão Gaúcho 2011

P-A-R-A-B-E-N-S , começo esta matéria com um merecido PARABENS ao Internacional, que começou mal pois Falcão escalou errado o time para inicio de jogo, jogar fora de casa precisando vencer no esquema 4-3-1-2 com D’Alessandro de costas para o gol não funcionou. O Grêmio por sua vez começou bem o clássico grenal dominando o jogo e aproveitando o esquema tático do Internacional fragilizado, resultado Grêmio 1 x 0 Internacional.

P-A-R-A-B-E-N-S, a Falcão por assumir o seu erro e voltar atrás, colocando Zé Roberto em campo no lugar do garoto Juan, este que não teve uma ma exibição, mas teve que ser substituído pois Falcão improvisou demais. Juan zagueiro de origem na lateral, Kleber lateral no meio de volante e D’Alessandro meio de criação jogando como atacante. Resultado da mudança Grêmio 2 x 3 Internacional.

P-A-R-A-B-E-N-S , a Renan que conseguiu dar a volta por cima, após falhar em gol, este que deu origem aos pênaltis, o momento Maximo do futebol onde os nervos estão a flor da pele, para Renan não, esteve calmo e frio, defendeu três pênaltis e deu o titulo a o Internacional.

P-A-R-A-B-E-N-S , Andrezinho, este que mostrou como jogar futebol com hombridade o homem de confiança de Falcão, que mesmo machucado continuou em campo fez gol, alias importantíssimo gol que deu animo a equipe.

P-A-R-A-B-E-N-S , LEANDRO DAMIÃO um centro avante nato, que não se encontra em qualquer lugar, craque, toda partida faz gol, não precisa fazer dois gols em grenal para ser o homem grenal. Todo time de futebol que se considera “TIME” deveria e deve ter um centro avante, porque na hora do desespero ele esta lá, pois se não fosse por ele o Internacional não venceria este gauchão.

P-A-R-A-B-E-N-S, Zé Roberto craque do GreNal, mudou o jogo e mostrou que tem valor no grupo do Internacional, sofreu pênalti e atordoou a equipe tricolor, fez se um companheiro ao lado de Damião, jogando pelo lado esquerdo infernizou a vida de Mario Fernandes, demonstra que merece mais chances no time titular.


Posted in | Leave a comment

Campeões estaduais, nossa "terrinha"

Neste final de semana sairão oito campeões estaduais, alguns com mais favoritismos que outros. Direto ao ponto, minha opinião, Grêmio, Santos, Vitoria, Brasiliense, Cruzeiro, Sport, Criciúma e Goiás serão os campeões estaduais.
            Olhando mais atentamente a nossa terrinha, haverá mais um Gre-Nal, favoritismo tricolor pois conseguiu vantagem no Beiro Rio, joga em casa com apoio da torcida mas grenal é grenal e vice versa.
            Analisando os times, Grêmio jogara no 4-4-2, goleiro será uma duvida Marcelo ou Victor, Victor voltando de lesão mas um grande goleiro ou Marcelo em grande fase, fico com Marcelo. Na zaga um dos maiores problemas, nenhum jogador é confiável pois Mario Fernandes joga improvisado na lateral, a dupla de zaga é fraca e ainda há Gilson na lateral que convenhamos não mostra futebol para jogar neste clube. Meio campo ideal com Adilson, Rochemback, Lucio e Douglas o famoso losango e na frente Leandro titular absoluto e o homem grenal Viçosa.
            Falcão não tem o que inventar, um 3-5-2 seria loucura sem ter treinado, colocara o básico 4-2-3-1, sem invenções, Renan; Nei, Bolívar, Índio, Kleber; Bolatti, Guiñazu; Oscar, D’Alessandro, Andrezinho; L.Damião. Uma alternativa ousada seria tirar Andrezinho e colocar um jogador que atuaria no ataque, mas este jogador falta a equipe do Internacional, procurar na base seria uma solução, jogando assim em um 4-4-2 em duas linhas ou 4-2-2-2.


Provavel escalação tricolor






Grêmio no 4-4-2 em losango, Rochemback sem bola de primeiro volante e Adilson de segundo. Com a bola Rochemback passa a segundo volante e Adilson guarda posição. Lucio mais aberto pela esquerda e Douglas centralizado. Leandro flutuando ora pela esquerda ora pela direita.Viçosa centralizado.

Provavel escalação colorada



Inter de Falcão no 4-2-3-1, com Andrezinho na ponta esquerda com apoio de Kleber, D'Alessandro flutuando no meio e Oscar na ponta direita. Damião mais centralizado. Lado mais forte do Internacional claramente sera o esquerdo pois por ali tera Kleber, Andrezinho e ainda D'Alessandro que joga pelos dois mas sendo canhoto tem facilidade por ali. Portanto o lado direito ficara mais desamparado pois Nei nao tem qualidade para subir e suprir as necessidades de ataque.


Posted in , | Leave a comment

O que seria Gre-Nal, foi, Peñarol x Catolica

Na noite de quarta feira mais precisamente 19:30 aconteceu o Gre-Nal, ou melhor não aconteceu, era o mais certo possível, nossos dois times gaúchos defrontando dois times sul americanos que não se comparavam em qualidade a Grêmio e Internacional.
Mas as vezes o impossível acontece Grêmio e Internacional foram eliminados por Universidad Católica e Peñarol, estes que se enfrentaram pelas quartas de finais da Copa Libertadores.
Primeiro jogo no Uruguai, um jogo morno em que os dois times repartia a posse de bola, sem agressividade e poucas chances de gol. Mas ai é que entra a principal figura do jogo o goleiro GARCÉS da Catolica Este que por sua vez era uma noite inesquecível, falhou em dois gols e seu time acabou perdendo de dois a zero e terá de reverter a situação em casa.
Analisando taticamente, Peñarol postado em campo por duas linhas de quatro 4-4-2, com movimentação intensa de Martinuccio e Olivera mais centralizado, por parte da Catolica, jogando em 4-3-2-1 pouco ofensivo e seus contra-ataque não estavam funcionando um time que parou na marcação dos uruguaios e com estádio cheio complicou ainda mais.
Ficou ainda mais difícil para a Catolica, pois precisa reverter um resultado de dois a zero, em casa na teoria tudo se torna mais fácil. Mas o retrospecto não é a seu favor, é um time que joga no erro do adversário e jogando no Chile terá de forçar e criar as jogadas.
A raça a insistência, torcida, catimba, força de vontade o coletivo mais uma vez nossos coirmãos uruguaios mostraram que sem um grande time e sem salários astronômicos é possível ir longe na competição, carimbou o passaporte para as semifinais. Mas precisa provar que merece no Chile.


Posted in , | Leave a comment

Compartilhar