Inter de Milão no 4-4-2 só empata, Ranieri balança

A vida em Milão não esta fácil para Ranieri. Após a eliminação na Liga dos Campeões, diante do Olympique, a Internazionale de Milão apenas empatou com a Atalanta, no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, neste domingo, pelo Campeonato Italiano.

Ranieri vem optando pelo 4-4-2 em duas linhas, típico esquema inglês. O treinador italiano segue a risca o estilo de jogo histórico desta formação. Bola aérea e jogada pelos flancos. Os dois centroavantes “aipins”, pois jogam plantados, atuam na área e revezam na movimentação fora cúpula – leia-se área.

As duas linhas da Inter. Setas amarelas movimentos defensivos, pretas ofensivos.

Por vezes este 4-4-2 em duas linhas pode variar para o 4-4-2 em losango, pois Cambiasso avança se aproximando dos atacantes e ate entrando na área, o elemento surpresa. Poli centralizava e atuava como “poste” frente aos zagueiros. Com prioridade para jogar nos flancos a área era bem preenchida: winger contrario a jogada; Cambiasso e os dois centroavantes.

4-4-2 em duas linhas

Sem criatividade foi o que se viu da Inter em campo, mas dizer que estava desorganizado, creio que não. Os movimentos partiam e eram executados como todos imaginariam. Criação descentralizada, jogada pelos flancos e muita bola alçada. A extrema velocidade partia pelos flancos com: Obi e Nagatomo na esquerda e Zanetti e Maicon na direita.

Obi e Nagatomo eram mais incisivos, mas não jogavam em conjunto. Quando Obi centralizava, Nagatomo não passava, e quando Obi procurava a linha de fundo, Nagatomo não o auxiliava. No flanco direito, Zanetti e Maicon se entendiam melhor, Zanetti infiltrava e abria corredor para Maicon, por vezes bem aproveitado. Mas o time pendia a jogar para esquerda.

A presença ofensiva era composta por seis jogadores: Um dos laterais; Cambiasso entrando na área; wingers e dois centroavantes. A dupla de zagueiros se adianta, mas não chega à linha de meio campo, o lateral compõe sistema defensivo junto aos zagueiros. Poli ficava centralizado frente aos zagueiros, não se adiantava para pegar segunda bola, não comprometeu e teve bom percentual de passes acertados.

Inter no 4-4-2 losango.

Defensivamente a Inter se postava com duas linhas de quatro, recuadas e fechando os espaços. Os dois centroavantes não recuavam, apenas ficavam a frente fazendo numero. O problema estava na transição defensiva. Quando o time perdia a bola, seja ela desarmada ou errando passes, algo que foi comum. O espaço nas zonas laterais e central do campo oferecia um contra-ataque poderoso ao Atalanta, felizmente o ultimo passe não se concretizava.

A Inter criou uma bela chance de gol. Pazzini sofreu pênalti, discutível, mas se o arbitro assinalou bastava bater. Milito cobrou e o goleiro como um gato pegou. Outra bela jogada ocorreu aos 42 minutos, primeiro tempo, com ataque em bloco, 8 jogadores apareceram a frente: duas linhas e os centroavantes. O time rodou a bola, não encontrou espaço e acabou errando o passe, o Atalanta contra-atacou e por um cruzamento não marcou.

A Inter sempre ofereceu espaço para contra-ataques do Atalanta, mas para isto procurava o gol. Existiram poucas chances, pois o time carecia de um jogador de criação. As tentativas lembram o "abafa", famoso tudo ou nada. Ranieri esta devendo, balança, mas caíra?

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar