Como Seedorf ira jogar pelo Botafogo?


Confirmado, Clarence Seedorf é do Botafogo. O Surinamês, para surpresa de muitos, Seedorf não nasceu na Holanda, mas sim na Republica do Suriname situada na America do sul. 
Seedorf chegou as 36 primaveras no ultimo primeiro de abril. Assina contrato por dois anos com o fogão e deve ser a estrela – solitária – do time.
 A grande disputa que Seedorf deve enfrentar é fora de campo com torcida e holofotes dos jornais, pois dentro de campo o meia deve ter lugar cativo no time, pelo menos isto que esperamos.

Site do Botafogo da boas vindas ao novo reforço.

 Após longos dez anos no Milan o ciclo de Seedorf no clube rossonero chegou ao fim. Durante essa longa estadia no clube, Seedorf foi um jogador multifunções e posições, atuou em todos os setores do meio campo. Desfilou nos mais belos gramados um futebol de ponta e incontestável. Independente da idade o futebol brasileiro agradece ao Botafogo ou a esposa de Seedorf – brasileira – por fazer acreditar no projeto Brazil.

A versatilidade de Seedorf impressiona, pois o meia pode atuar em todas as funções do meio campo. Assim fica difícil para este analista listar os diversos esquemas.

Em muitos dos esquemas montados abaixo, vocês notarão que os usei para acomodar as melancias na carroça.
Outro “problema” seria a semelhança da característica de diversos jogadores, os meias de criação, pois, Renato, Andrezinho e Seedorf possuem estilo de jogo que se confundem.
Muitos irão criticar a lentidão que estes jogadores irão impregnar no time. Concordo. Claro que eles são falsos lentos e fazem a bola correr, mas é preciso algo mais e, para isto, os velocistas e ligeirinhos devem estar presente no time.

Novamente, independente do esquema o Botafogo não deve alterar sua maneira de jogar, o esquema até sim, mas o estilo proposto por Oswaldo não. 

Abaixo os prováveis esquemas utilizados com a chegada de Seedorf. Mas ressalto que Oswaldo não deve alterar o time para o bem de um jogador, mesmo este jogador sendo quem é.

Ressalto que em todos os esquemas citados o atacante foi Elkeson. Utilizei este por falta de opções.

4-2-3-1 atual

Diagrama tático. 4-2-3-1 com Seedorf posicionado no lugar de Andrezinho.

Sem grandes mudanças. 4-2-3-1 utilizado atualmente. Seedorf entraria no lugar de Andrezinho e faria função semelhante do atual meia, mas, com maior combatividade no meio campo e, obviamente, qualidade.
Para suprir a lentidão de Seedorf os wingers teriam de compensa-la, portanto, dois jogadores de velocidade.
Obs: Andrezinho poderia jogar na vaga de Fellype Gabriel ou Vitor Junior.

4-2-3-1 audacioso

Diagrama tático. 4-2-3-1 com Seedorf como regista ao lado de Renato.

Este sim mudaria a “cara” do fogão. Seedorf atuando alinhado a Renato. Provavelmente o Holandes, por opção, seria um regista recuado, ou seja, organizador do time, quem qualifica o primeiro passe e aparece à frente para finalizações da intermediaria e passes em profundidade.
Mais do que movimentação dos meias, estes deveriam ser solícitos e auxiliarem na marcação, pois o poder de combater dos “volantes” seria em menor escala.

Além de auxiliar na marcação, novamente, os meias deveriam usar, abusar da velocidade e trocar de posição para confundir e quebrar marcação adversaria.

4-4-2 losango, o preferido de Seedorf?

Diagrama tático. Seedorf no losango pela esquerda, mas podendo atuar em qualquer posição deste meio campo.

Se, apenas se, Oswaldo aderir a este esquema terá um jogador adaptado e, capaz de jogar em todas as posições com maestria. Seedorf pode ser o primeiro vértice do losango atuando como regista e qualificando o primeiro passe. Jogando em uma faixa mais adiantada tanto na esquerda como na direita, auxiliando o apoio dos laterais e com presença ofensiva. Para fechar, atuando como ultimo vértice do losango, jogaria como trequartista, usaria todo sua experiência para dosar, criar, chutar, enfim, desfilar seu belo futebol em posição privilegiada e perto da grande área.

Se a preocupação é a possível “tartaruguização” do meio campo, o ataque deve compensar com dois jogadores de movimentação atuando mais abertos, saindo dos flancos e ingressando na área.
Sem bola estes atacantes recuariam e se posicionando as costas dos laterais.

Reparem no flagrante tático abaixo a posição de Seedorf. Volante pela direita e auxiliando no combate ao adversário.

Flagrante tático. Seedorf no Milan atuando no 4-4-2 losango pela direita.

Independente da posição desejada, Seedorf se doa, naturalmente, ao processo de marcação.

4-3-2-1 arvore de natal ou ponta de flecha

Diagrama tático. 4-3-2-1 com Seedorf pela esquerda, mas podendo, novamente, atuar em qualquer posição.

Outro esquema em que Seedorf esta habituado a jogar. Novamente Seedorf poderia jogar em qualquer posição.

Com esta forma tática o Botafogo teria uma variação de esquemas interessante. Um simples avanço de Vitor Junior/Fellype Gabriel tornaria o time com dois atacantes e mais “agressivo”.
Se preferirem avançar Seedorf o time poderia formar-se no 4-2-3-1 com o simples abrir dos meias.

Talvez esta fosse uma variação que Oswaldo pode adotar, pois o esquema proposto se assemelha ao 4-2-3-1 e ainda aumenta a capacidade de marcação da equipe. Alem disto contaria com um jogador pelo centro com liberdade para se movimentar e outro para auxiliar na criação.

Flagrante tático. Seedorf no Milan atuando pela esquerda no esquema arvore de natal.

O idoso 4-2-2-2

Quase em desuso no Brasil, presente nos campos de várzea e brasileiro por natureza. O 4-2-2-2 brasileiro não poderia ser excluído desta lista.

Diagrama tático. Seedorf como meia no vovô 4-2-2-2 brasileiro.

Novamente Seedorf atuaria alinhado, porém, mais a frente e com outro meia ao seu lado. No esquema proposto as variações podem ser infinitas.
Seedorf poderia recuar e formar o losango. Ambos os meias abrirem e o esquema tomar forma de 4-4-2 em duas linhas ou ainda um 4-3-3 com falso-9 pelo centro.
O grande fato deste esquema é que imóvel e inerte ele não pode ficar. Se os meia ficarem estáticos irão frear o apoio dos volantes, situação esta inimaginável, pois o fogão conta com Renato.

Novamente dois atacantes de velocidade. Ambos caindo às costas dos laterais, fazendo diagonais e ajudando na recomposição.

4-1-4-1 impensável?

Diagrama tático. Um improvável 4-1-4-1, mas equilibrado.

Confesso que este sequer havia imaginado. A luz foi de @arthurbarcelos_ em uma discussão sadia de como Oswaldo iria montar sua equipe.
Pois bem, o plagiei e montei o diagrama com um improvável 4-1-4-1 para padrões brasileiros. Acredito que improvável pela desatualização e inércia dos treinadores brasileiros. Este 4-1-4-1 poderia ser utilizado naturalmente por qualquer clube.

O “1” entre as linhas seria Jadson, mas prefiro Marcelo Mattos, este deve ser titular quando se recuperar de sua lesão.
Uma segunda linha de quatro com mais fadados a atacar e solícitos ao defender. Dois Box-to-box, Renato pela direita e Seedorf na esquerda, indo de área a área para defender e atacar. Dois wingers fazendo o ioiô pelos flancos. E, finalmente um centroavante, desconhecido, mas que pode ser Elkeson.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar